Banner

Translate

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Realidade aumentada, avatar e livro interativo -> 2

Começo este Post com uma polêmica: Cultura Digital é um termo ultrapassado. O que temos é cultura.
No exemplo que apresento abaixo do livro que interage com IPHONE fica claro que esta distinção existia enquanto avançávamos sobre esta nova tecnologia. A partir do momento que ela se torna corriqueira, parte do dia-a-dia, não faz sentido separar o ON LINE do OFF LINE.
Este exemplo no link abaixo, mostra uma solução TRIVIAL de INTEGRAÇÃO de 2 mídias:

http://www.mobilepedia.com.br/prod/2009/11/10/iphone-livro-interatividade-e-educacao/

Este exemplo permite reduzir a confusão entre MÍDIA impressa,virtual,real, on line,off line, pós-moderna...
O que existe é Comunicação.
O canal de distribuição da informação pode ser uma parede, um mural, um celular, um disco voador...
Um fato interessante: embora o jornal impresso seja analógico TODAS as redações de grandes veículos(e seus processos) são digitais. Esta é uma grande evidência empírica que SIM haverá uma mudança. No exemplo do livro existe a ironia fina (book e iphone = parents e children....)
Entretanto é um equívoco reduzir o debate em mídia impressa x on line. O estrategista de comunicação deve estar preparado para ser estrategista de comunicação, em qualquer mídia.
Este BLOG contribui muito para a formação do estrategista de comunicação, sem se preocupar com "o futuro da mídia impressa".
O Blog do Prf. Grisi junta recortes da mídia impressa, vídeos de entrevista em TV, textos no próprio blog e links de outros sites. Ou seja on line e off line "junto e misturado"...
O exemplo do livro+iphone mostra que com imaginação tudo é possível.
Colaborou Prof RAMIRO GONÇALEZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário