Banner

Translate

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Sem surpresas

Coincidência: juros caem,inadimplência também. Inflação dorme.

Pesquisa levada a cabo pelo PROCON mostra que a taxa média dos juros, no início de novembro, para os empréstimos pessoais, foi de 5,17% ao mês. Em igual período do mês de outubro, essa taxa era de 5,21%, ou seja, maior em 0,04 ponto percentual. Essa variação deu-se pela redução da taxa praticada pelo Banco Real, de 6,00% para 5,63%. O levantamento incluiu os 8 maiores bancos em operação no Brasil.

Por outro lado, o indicador da Serasa Experian registra uma redução na inadimplência do consumidor em 0,5% em outubro, em relação ao ano anterior. Entretanto, considerado o mês de setembro, o indicador ainda apresenta um crescimento de 0,4%.

As variações são todas muito pequenas e estatisticamente não são significativas. Portanto, tudo permanece estável. Mas com a chegada das festas de final de ano e a injeção de quase R$ 85,0 bilhões na economia (2,8% do PIB), prevista pelo Dieese, essa estabilidade pode sofrer pressões. Imagina-se que os juros possam ter pequeno aumento, que a inadimplência acompanhe os juros e que a inflação caminhe na mesma direção e com a mesma intensidade. Coincidência? Certamente não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário