Banner

Translate

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Japão parece ensaiar recuperação do consumoi

Empréstimos bancários
continuam a crescer no Japão
Curta e importante
Os empréstimos bancários no Japão registraram aumento de 1,5% em outubro desse ano, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. É o 16o. mês de crescimento sucessivo do crédito, sinalizando para eventual aumento do consumo interno japonês. Se isso se confirmar, a Ásia vai antecipar-se ainda mais, em relação ao ocidente, na retomada do crescimento mundial. Para o Brasil isso não significa necessariamente a ampliação de suas exportações, dado que o Japão não manifesta grande entusiasmo pelos nossos produtos. Entretanto, ativará a economia regional, constituída por parceiros comerciais relevantes ao Brasil.  
Menos curta e mais importante
O governo iraniano quer aplicar parte de suas reservas internacionais no Brasil. Isso se deve a moeda nacional (o real) ser forte, líquido e estável. O Irã não quer o dólar intermediando seus investimentos. Prefere o uso de moeda local nas transações comerciais e sugere a criação de um organismo financeiro bilateral.
Seria necessário que o Brasil oferecesse ao Irã suas prioridades de investimentos para evitar que o futuro parceiro pudesse ter uma daquelas idéias tão originais como as de investir na petroquímica, nos fundos de pensão ou no agronegócios. Faltam definições de política econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário