Banner

Translate

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ontém as bolsas americanas surpreenderam com suas oscilações

A Semana começou em alta nas bolsas dos USA


As bolsas americanas abriram em alta. Notícias sobre indicadores econômicos impulsionaram os pregões no primeiro momento do dia. Em seguida, o discurso presidencial excessivamente cauteloso, e com tom um pouco alarmista, provocou queda nas cotações. Ao final, os investidores retomaram as compras e o mercado fechou em alta.

O discurso de Obama enfatizou a necessidade de reduzir gastos públicos e criar empregos. Conquanto essas afirmações sejam sempre bem-vindas, todos reconhecem as dificuldades políticas do presidente em dar consequências a essas medidas. Por outro lado, considerando-se o atual momento da economia norte-americana - com o setor privado ainda muito vulnerável, cortar gastos públicos parece estar na contramão da criação de empregos.



Do meio para o fim dos pregões, uma chuva de boas notícias mudou o humor do mercado. ISM (mede a atividade industrial dos EUA) apresentou-se, pelo terceiro mês consecutivo, em alta (55,7 pontos, contra previsão em torno de 53 pontos). Em outras palavras, a economia americana está em expansão (acima de 50 pontos, considera-se crescimento econômico). Também o índice que afere os Gastos Públicos e Privados na Construção Civil mostrou-se em alta e superando as previsões de analistas. Registrou alta de 0,8% contra os -0,2 previstos. As vendas de imóvei também surpreenderam. As vendas de casas já existentes (imóveis usados), medidas pelo Pending Home Sales, cresceu 6,1% em setembro em relação a um ano atrás, mas ainda um pouco abaixo em relação a agosto desse ano.

No cenário internacional dois fatos deram força ao otimismo dos investidores: a expansão da produção chinesa e da atividade industrial na União Européia, revertendo um longo perído de estagnação. Nesse cenário, com o dólar desvalorizado, as exportações dos EUA devem crescer.

Resultados corporativos de bancos e da Ford também contribuiram para o otimismo do dia que apresentou o índice Dow Jones em alta de 0,79%, em 9,789 pontos e o S&P 500 valorizando-se 0,64%, aos 1.043 pontos. O Nasdaq Composite registrou alta de 0,20%, aos 9.789 pontos. O melhor de tudo é conhecer as altas acumuladas por esses índices. Dá gosto ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário