Banner

Translate

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

E o petróleo subiu

Aconteceu muito antes do que prevíamos

Na 6a feira, fiz um post dizendo de eventual alta do petróleo. Falei do crescimento asiático e europeu. Citei a previsão de uma grande instituição internacional, especializada em petróleo. Olha o que aconteceu hoje.
Os preços do petróleo encerraram a segunda-feira em alta no mercado internacional, refletindo dados macroeconômicos vindos da Ásia, União Européia e Estados Unidos. O otimismo generalizou-se. A recuperação da economia global é tida como certa. Portanto, cresce a demanda por combustível.O preço do barril de petróleo do tipo WTI, com vencimento em dezembro, subiu 3,3%, cotado a US$ 78,89 na Bolsa de Mercadorias de Nova York. Já o barril do tipo Brent, com vencimento em janeiro, avançou 3,2%, negociado a US$ 78,74 no ICE Exchange de Londres.
Os líderes asiáticos prometem manter os programas de estímulo econômico. O Japão, como registramos em outro post, com crescimento além do esperado. O Produto Interno Bruto nipônico avança em ritmo de 4,8% ao ano. Muito acima das expectativas de todos. Esse é ritmo que o Lula promete para 2010. Muitos dizem que ele não conseguirá. Vade retro Satanas!
O varejo, no USA, em expansão em outubro, de 1,4%, em relação ao mês setembro.

Vou retomar o pensamento do post anterior. Todos terão que comprar, em dólares, o petróleo mais caro. O excesso de dólar tende a diminuir. O valor da moeda americana tende a valorizar-se. No mundo, dependente de petróleo, a inflação virá pelas mãos dos custos. As importações voltam a aportar inflação no país. Os empréstimos se encarecem. O risco dos emergentes sobe. O IED tende a cair.
Vade retro Satanas, pô! Ainda é só segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário