Banner

Translate

domingo, 7 de fevereiro de 2010

O drama espanhol

Esqueceram da Irlanda.
Amplificaram o problema espanhol.
Que injustiça!
O risco da dívida pública espanhola de 5 anos, na sexta feira, medida pelo CDS (credit default swap) chegou a 182 pontos. Trata-se de record histórico que explica o pânico nos mercados internacionais. Também há que se considerar que a confiança do investidor já estava muito abalada com a evolução recente das dívidas de Portugal e, principalmente, da Grécia.
Com isso, o custo para emissão de bônus espanhóis, com vencimento em 5 anos subiu para 182.000 euros anuais por cada dez milhões de euros da dívida. Na quinta feira esse custo era de 170.200 euros. Uma alta tão forte em um único dia deu início ao recuo dos investidores.
No caso da Grécia, esse custo, tomado o CDS, chegou a 445 pontos.
Essa escalada de preços, estendida a todos os países muito endividados, confunde o mercado, provoca uma volatilidade excessiva e afugenta investidores. Isso não é bom.
Também não é boa a análise parcial do problema. Na verdade, haveria que  se incluir entre esses devedores a Irlanda, cuja situação financeira não é tão diferente. Entre analistas das bolsas francesa e espanhola, com que pude conversar dias atrás, usava-se o termo PIGS, para designar, pelas primeiras letras dos nomes desses países, cujas finanças públicas estão falidas, os riscos mais próximos para todo o mercado financeiro europeu. É que o contágio espalhou-se pelo mundo. 
O rojão foi aceso. Quem o segura forte, para evitar que a explosão cause um estrago maior, é o presidente do Banco Central Europeu, Jean Claude Trichet. Seu esforço será o de convencer os governos da zona do euro a cumprirem o Pacto de Estabilidade e Crescimento e a levar a cabo as reformas estruturais, bem como as medidas de corte de gastos necessárias ao alcance dos objetivos do déficit, contemplados nesse acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário