Banner

Translate

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PAUL VOLCKER começa a dar ordens

Convidado pelo presidente Barack Obama para aconselhar os próximos passos no Pó-Crise, PAUL VOLCKER começa a dar ordens.
A agência ESTADO destaca hoje:
"Em um inesperado movimento, o Federal Reserve (Fed, banco central americano) elevou sua taxa de juros da linha de redesconto - usada para empréstimos de emergência concedidos aos bancos - em 0,25 ponto porcentual para 0,75%, mas enfatizou que a medida não representa um aperto mais amplo no crédito. O banco central disse que o aumento na taxa de redesconto faz parte dos esforços para retirar os estímulos de emergência implantados durante a crise financeira e que a nova taxa entrará em vigor a partir de amanhã, sexta-feira (dia 19)".
Trata-se de um recado para o mercado, pois o Redesconto é a forma dos bancos tomarem empréstimos (mais caros) do FED para cobrir buracos de caixa temporários em suas instituições. O FED ao aumentá-las incentiva os bancos a andarem na linha, a serem mais prudentes. O FED com este movimento começa a mostrar que tentará colocar a casa em ordem.
Pega MUITO mal um banco precisar desse empréstimo. Mostra que ele está com dificuldades.
O FED começou a enxugar a liquidez no sistema financeiro. É uma medida para normalizar o sistema financeiro. A Inglaterra no inicio da semana passada também já havia sinalizado que irá pelo mesmo caminho.

PROF. RAMIRO GONÇALEZ - ramirogon@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário