Banner

Translate

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Trégua na economia nacional

Inflação tem sua expectativa retardada
Dois grandes fatos podem mudar as projeções para 2010. O IPCA-15 estacionou. Alta de 0,94 está em linha com as previsões do mercado e o IPCA do mês de fevereiro deve vir mais baixo. O IPC-S da FGV apresenta a mesma tendência de queda, dando consistência à evolução dos fatos e às interpretações de que os preços apresentaram-se em altas apenas por razões conjunturais. Parecem agora querem acomodar-se. Se for assim os juros futuros tendem a ceder.
Por outro lado, a arrecadação apresenta resultados surpreendentes. O fim das desonerações fiscais e a retomada da produção industrial foram apontadas como as principais causas da arrecadação de janeiro ter alcançado o patamar histórico de mais de R$ 73 bilhões. Começam a aparecer sinais de novos espaços para políticas públicas.
Juros em queda e arrecadação em alta podem retardar ao aumento da Selic, incentivando o processo de investimentos entre empresários e a aparição de novas vagas de trabalho para a população. Em meio a tantas notícias ruins do front externo, a economia brasileira mostra vigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário