Banner

Translate

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Brasil centro financeiro da América Latina ?

Notícia de hoje da FSP corrobora debates aqui no blog sobre o ganho de importância do Brasil no cenário financeiro mundial.
Já havia sido reiterado mais de uma vez pelo Prof. Grisi que nosso sistema bancário-financeiro não fica devendo para nenhum outro no mundo. Agora o governo e setor privado discutem mudanças nas regras cambiais, tributárias e de funcionamento dos mercados para tornar o Brasil referência financeira na América Latina, informa reportagem de Sheila D'Amorim para a Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
A ideia é que o país seja um centro regional, concentrando o fluxo de entrada e saída de recursos dessa região. Com isso, além de abrir capital das suas empresas na Bolsa brasileira para vender ações a investidores estrangeiros, os países vizinhos poderão, a partir do Brasil, distribuir suas aplicações nos mais variados tipos de mercado mundo afora.
A exemplo do caminho traçado por Madri, na Espanha, e Miami, nos EUA, São Paulo seria uma espécie de "hub" da América Latina (expressão usada para identificar aeroportos que são os principais centros de operações de vôos comerciais), deixando para trás Santiago (Chile), que trabalha ideia semelhante na região.
É importante ressaltar que o sistema de inteligência mercadológico dos bancos brasileiros é alimentado pelo PAINEL DA INDÚTRIA FINANCEIRA da FRACTAL CONSULT desde 1988. Ou seja todas as consultorias internacionais (McKinsey, BOOZ ALLEN e outras) vão correr atrás.
Se este projeto vingar será uma vitória técnica, acadêmica e mercadológica do Brasil.
PROF RAMIRO GONÇALEZ -ramirogon@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário