Banner

Translate

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Google vai virar um caso de diplomacia empresarial

Agora a briga será com a União Européia
Vários sites de busca acusam a Google de práticas que ofendem o direito da concorrência. As acusações envolvem elementos da concorrência desleal e estão sendo patrocinadas por três de sites que atuam na área de buscas: Foundem (ingles), ejustice.fr (frances) e Ciao! from Bing (italiano, pertencente à Microsoft).
Conquanto os órgãos de defesa da concorrência possam, após concluída as investigações e ouvida todas as partes, dar ganho de causa a Google, o fato é que em matéria de tecnologia de informação as empresas estão se afastando de seus "core business". Especializam-se em direito empresarial. Não é possível admitir atuações que produzam esse nível de conflito em todas as partes do mundo. Praticamente todas as gigantes estão envolvidas em múltiplos episódios jurídicos de grandes proporções. O que está acontecendo? Desconhecem regras ou agem de má-fé?
O ensino da administração de empresas terá que criar, em sua grade curricular, uma disciplina chamada "estratégias jurídicas de crescimento e proteção à participação de mercado" ou, para incentivar empresas a voltar aos seus negócios, ampliar o conteúdo programático de outra chamada "diplomacia empresarial". Consumidores já começam a duvidar das condutas empresariais que, a todo o momento, estão sendo contestadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário