Banner

Translate

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Barata tonta

Um pra lá, dois pra cá
Volatilidade é o termo que define o Ibovespa nos últimos dias. Encalhado por volta dos  67.108 pontos, mas com um bom volume negociado. Cerca de R$ 6,10 bilhões. Na gangorra, a bolsa sentou e o dólar levantou, com valorização de 0,71%, alcançando os R$ 1,8430. Exportadores comemoram. Sobretudo os de commodities. Para o Banco Central, não há motivos para festa com esse novo foco de pressão sobre os preços. Vem alta de Selic por aí.
No exterior, não se sabe como interpretar claramente a sucessão dos fatos bons e ruins para as economias mundiais. Wall Street balançou o dia todo. Subiu e desceu ao sabor dos indicadores econômicos anunciados. Subiu com a divulgação da notícia sobre a criação de empregos pela ADP, que veio um pouco acima do esperado. Caiu com o notícia sobre o comportamento modesto do índice ISM de serviços. O fato é que no fim do dia todas as bolsas americanas fecharam em queda.
Paris, Londres e Frankfurt em baixas que rondaram os 0,5 %, pouco mais pouco menos. Nada de novo para quem tem três de suas economias em estado pré-falimentar: Grécia, Portugal e Espanha. E de quebra, uma França mobilizando esforços para trazer suas contas públicas para um patamar aceitável. Da Europa não deverá vir boas notícias por ora.
Na Ásia, valorização. Reflete a atividade econômica da China e, em alguma medida, do Japão também. Mas as pressões mundiais para o ajuste do yuan prosseguem. Teremos reunião dos Brics, em Brasília. Alguma chave de galão pode acontecer sobre o yuan, afinal os chineses estão roubando mercados tradicionais do Brasil. Avançam sobre a América Latina e África, ademais de aumentar a presença de produtos chineses no Brasil.
Para hoje o mercado vai reagir a algumas novas notícias: a aceitação da UE em prestar socorro à Grécia, mediante aprovação de plano de reestruturação dessa economia, ameaças sobre a nota americana, no ranking da Mood's, em função da monstruosa dívida pública acumulada em todos esses anos e agravada com as medidas para combater a crise financeira. Além disso, temos os dados de Emprego da ADP e índice ISM do setor de Serviços, nos EUA. No Brasil, a ata do Copom e os Pedidos de Auxílio Desemprego da semana anterior. Pode subir. Pode descer. Fica tudo por conta da vontade de dançar esse bolero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário