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domingo, 31 de julho de 2011

Aquisição de patentes em massa já é estratégia

Estratégia de aquisição de patentes em massa
Uma nova vertente de crescimento entre os gigantes da TI desponta como elemento generalizado para a manutenção da competitividade empresarial.
Google cresce pela compra mais de mil patentes da IBM.
Trata-se de uma nova estratégia dos gigantes. O Google anunciou haver adquirido mais de mil patentes da IBM, envolvendo arquiteturas de servidores e roteadores, arquitetura de memória e mecanismos de otimização de busca, etc, etc, etc.Relevância aos negócios é o novo critério para essas aquisições. Os objetivos dessa estratégia são o de aumentar o portfólio de inventos, abrir novos mercados e conceder escala econômica à operação. No segmento de tecnologia sem fio, o Google, havia comprado as patentes wireless da Nortel. Nesse caso, a estratégia era apenas defensiva, uma vez que, há pouco tempo atrás, o Google havia sido acusado em múltiplos processos por quebra de patentes.
Essas aquisições se generalizaram a ponto de já caracterizar uma vantagem competitiva indispensável à competitividade das organizações desse segmento. Recentemente, O Google havia perdido a disputa na compra de 6 mil patentes da Nortel para um consórcio formado por Apple, Microsoft, RIM, Sony, Ericsson e EMC.
O consórcio venceu o leilão com lance US$ 4,5 bilhões, contra uma oferta inicial do Google no valor de US$ 900 milhões.
Nessa área, o Brasil tem potencial de crescimento e nossa política industrial, verdade seja dita, tem tentado contemplar as inovações e disponibilizado recursos de financiamentos ao empresário nacional.

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