Banner

Translate

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Bovespa opera com tendência de alta: governo precisa trabalhar melhor contas públicas
Veículo: Portal Executivos Financeiros - Data: 04/11/10 Francine Brandão
A Bolsa de Valores de São Paulo operava às 11:45hs, em alta de 1,07%, com 71.671 pontos, R$ 1.188 bilhão de volume e 76.207 negócios. De acordo com o diretor presidente do Instituto Fractal, Celso Grisi, passamos por uma evidente pressão do câmbio, mas “o governo não deve conseguir fazer com que o real se desvalorize frente ao dólar”.
De acordo com o executivo, a “injeção de US$ 600 bilhões no mercado americano deve trazer tanta liquidez de dólar ao mercado, que anulará o esforço de nosso governo para a depreciação da moeda nacional. Isso não prejudica somente bancos, mas os setores industrial e agrícolas, altamente exportadores”.
A questão do dólar também não afeta somente nosso país: “o câmbio fará pressão também em nossos competidores no mercado internacional. Para ficarmos imunes aos problemas cambiais, teríamos que trabalhar melhor nossas contas públicas, assim não seríamos tão vulneráveis à moeda americana”.
A tendência de alta também se verifica após os mercados asiático e europeu apresentarem o mesmo movimento, atribuído à política monetária americana. “A liquidez traz perspectivas de melhora no consumo, empregos e confiança. Os bancos podiam financiar este consumo”.
Para o profissional, os EUA deve se recuperar, há expectativa neste sentido, mas só a medida anunciada ontem (03) não consegue a melhoria necessária, é preciso que se administre esta medida e é necessário investimentos em setores que precisam de mão de obra, para gerar renda, o que elevaria a confiança e o consumo. Grisi avalia ainda que as taxas de juro lá estão muito baixas, o que cria um mercado para crédito muito favorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário