Banner

Translate

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

UE quer ter outros "termômetros"

Regramento na UE pode alcançar até as agências de classificação de riscos
A União Européia começou a cogitar a possibilidade de endurecer as regras para  as agências de risco. De início, pensa em obrigá-las a informar, com uma antecedência mínima de três dias, aos países que pretendam rebaixar as notas de avaliação de suas dívidas soberanas.
Para complicar mais um pouco a vida dessas agências, a Comissão Européia manifestou a intenção de criar no próprio Banco Central Europeu, ou mesmo nos bancos centrais de cada um dos Estados-Membros, indicadores semelhantes aos das agências. A intenção é a de ampliar a competição nesse mercado e, com isso, melhorar a qualidade das avaliações e dos procedimentos de comunicação com todos os demais agentes que operam nos mercados de dívidas soberanas.
A idéia de maior regulação agrada. Muitas vezes as avaliações acabam  por não refletir as condições de riscos a que as dívidas de cada estado estão realmente sujeitas. A comunicação, com alguma anterioridade também agrada e, no nosso modo de ver poderia até ser maior que três dias. Entretanto, incumbir "o bode para tomar conta do milho", não parece uma idéia das mais brilhantes. Será que o Banco Central da Grécia teria publicado o risco da dívida do próprio país? Realmente essa idéia apenas reforçaria ainda mais a posição competitiva das dessas agências, contrariando o espírito inicial da iniciativa da Comissão Européia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário