Banner

Translate

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Espanha em posição financeira temerária

Só para quem gosta de pensar os riscos de sistemas financeiros
Os bancos espanhóis terão que girar cerca 85 bilhões de euros, de suas dívidas em 2011. Não vai ser fácil, tanto mais que os juros continuam a subir em função das incertezas que rondam o mundo econômico europeu e que, simultaneamente, acentuam-se as preocupações com a dívida pública da própria Espanha.
A cada dia que passa, aumenta a convicção, entre os agentes econômicos, de que o país terá que recorrer à União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional, exatamente como aconteceu com a Irlanda.

As necessidades de refinanciamento por parte das instituições financeiras do país surgem no momento em que os investidores imputam à Espanha juros mais elevados para aquisição dos papéis que representam suas dívidas. A média do prêmio exigido pelos investidores para comprar obrigações de bancos espanhóis, face à dívida pública do país, aumentou 117 pontos base, alcançando 361 pontos base, em novembro. Vai ser uma tourada.
O recado está dado. Ninguém quer ficar “com o mico nas mãos”. O custo dos seguros contra o possível calote da dívida do país aumentou para um recorde histórico.
O plano de 85 mil milhões de euros à Irlanda não conseguiu acalmar os mercados. Remanescem dúvidas crescentes sobre a suficiência dos 750 bilhões de euros do Fundo de Estabilização da União Europeia para dar conta de todo o problema da região, De fato, a preocupação faz sentido. A economia espanhola é o dobro da soma das economias grega, irlandesa e portuguesa.
Cerca de 30% das dívidas dos bancos espanhóis apresenta vencimento em dezembro de 2012, conforme o relatório de estabilidade financeira do Banco de Espanha, de outubro.
A situação do sistema financeiro espanhol é realmente alarmante e certamente estará ganhando o noticiário econômico mundial nos próximos dias. As consequências são previsíveis e sugerem medidas defensivas na preservação dos valores dos patrimônios investidos no mercado financeiro. Seja rápido e conservador enquanto aguardamos a evolução desses fatos no Além- Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário