Banner

Translate

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Profissional de comércio exterior ganha evidência


Áreas como diplomacia empresarial e logística internacional são destaques 
Maria Carolina Nomura, iG São Paulo | 24/11/2010 05:52
Não é de hoje que o Brasil está em evidência no exterior. Uma recente capa da revista inglesa The Economist mostrou o Cristo Redentor como um foguete, ilustrando que o país decola no sentido de ser mesmo uma potência mundial.
Diante desse cenário, a carreira em Comércio Exterior ganha evidência. Segundo o economista Celso Grisi, professor de Comércio Exterior da FIA (Fundação Instituto de Administração), não se trata mais de um profissional vinculado exclusivamente às atividades de exportação e importação.
Para Celso Grisi, professor da FIA, o profissional de comércio exterior não está vinculado somente a atividades de exportação e importação
“Mais do que isso, ele deve ser capaz de gerir negócios no exterior, tais como centros de distribuição, unidades de produção no exterior, centros logísticos internacionais, além de compreender o cenário mundial de forma compreensiva”, analisa o professor.
Preparação - Grisi considera que esse profissional deve estar bastante preparado, uma vez que serão exigidos dele diversos tipos de conhecimentos específicos, como funcionamento dos mercados financeiros internacionais, direito do comércio internacional, estratégia de negócios internacionais e relações políticas e diplomáticas.
“Também serão exigidos conhecimentos sobre os fluxos de comércio e sobre os custos das operações e movimentações físicas de cargas e de estocagens intermediárias”, acrescenta. “Seus conhecimentos devem contemplar ainda as cadeias internacionais de produção, seus padrões e tecnologias.”
Cursos de pós-graduação ou MBA (Master in Business Administration) são ferramentas úteis para profissionais que querem enveredar por essa área. Foi o caminho escolhido pela executiva Kátia Garibaldi, de 37 anos. Formada em Administração, ela começou a trabalhar em uma companhia na área de exportação.
“Senti falta de ter conhecimentos mais específicos e também tenho o sonho de ser expatriada e ter vivências profissionais internacionais”, conta. Para atingir esse objetivo, cursa uma pós-graduação em Comércio Exterior e busca uma vaga em um MBA internacional.
Destaques - Celso Grisi enfatiza que as áreas em destaque na carreira estão ligadas às habilidades de negociação e à capacidade de gestão multicultural.
Entre as áreas mais buscadas estão: diplomacia empresarial, direito do comércio internacional, tributos internacionais, formas societárias e legislações nacionais específicas no tratamento dos capitais internacionais, logística internacional, avaliação dos cenários internacionais e seus impactos sobre as áreas de negócios, mercados financeiro e de capitais, estruturação de operações financeiras e logísticas e análise e estratégias de mercado. “De um modo geral, não há mais espaço para o autodidatismo". resume o peofessor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário