Banner

Translate

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cultura de fazer negócios

O imperialismo chinês é parte
de seu jeito de empresariar
A acusação parte do próprio governo norte-americano e está substanciada em relatório da Comissão de Revisão de Segurança Econômica EUA-China que investiga as atividades de espionagem digital.
Não é nada banal do ponto de vista jurídico e muito menos sobre o aspecto político acusar uma economia da expressão da China de estar envolvida em atividades de espionagem digital para subtrair informações empresariais das comunicações feitas pela internet.
O relatório afirma que “as atividades chinesas têm o objetivo de obter segredos comerciais e militares do país e intervir diretamente nas atividades de empresas norte-americanas na China.”
A operadora estatal de telecomunicações China Telecom teria desviado todo o tráfego de dados destinado a cerca de 15% dos destinos da internet para seus servidores durante 18 minutos em abril deste ano. O pretexto teria sido apenas a fiscalização; a causa, contudo, pode ter sido a espionagem industrial e de busca de segredos militares.
Estranho também constatar as respostas apenas protocolares dada ao mundo pela China. De fato, a acusação pediria muito mais. Em uma declaração publicada em seu site, a China Telecom negou qualquer sequestro de dados ou desvio de tráfego de internet para seus servidores. O Global Times, diário do governo de Pequim, publica texto modesto sobre o assunto, afirmando que as acusações norte-americanas "não fazem sentido, pois a imensa maioria do tráfego da internet passa por servidores instalados nos EUA".
Nenhuma indignação foi expressa. Tudo obediente ao protocolo das boas burocracias. Cinismo político ou apenas a necessidade de esconder do mundo tudo debaixo do tapete?
Talvez seja apenas a cultura milenar de fazer negócios dos chineses. Dessa vez, a força dos impérios voltou-se contra os Estados Unidos. Prefiro pensar que a história dá boas lições a todos, sem discriminar entre fortes e fracos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário