Banner

Translate

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O dia foi de animação nos Estados Unidos

Enquanto as ecomendas industriais sobem, o Fed mostra sua generosidade monetária.
O Departamento de Comércio americano revelou que o Factory Orders subiu, em setembro, 2,1% em relação ao mês passado. O Factory Orders acompanha a evolução, mês a mês, do volume de encomendas e é um dos mais úteis indicadores para antecipar entendimentos sobre a questão da recuperação econômica nos Estados Unidos.
Nesse sentido, o indicador veio bem melhor do que os analistas haviam previsto. A previsão era de apenas 1,7% . Para ajudar, o Fed anunciou sua disposição em levar a cabo mais um programa de compra títulos, visando a raeniamação da economia norte-americana. No total, estariam disponíveis US$ 600 bilhões, divididos em “suaves” parcelas mensais de US$ 75 bilhões, até o meio de 2011, para compra de Treasuries de longo prazo.
Com duas notícias dessa natureza a economia passa a reagir. O problema será determinar o fôlego dessa reação. O Fed também decidiu manter a taxa de juros básica do país entre 0,00% e 0,23% ao ano. Entretanto, para a criação de empregos novos e para expansão da renda e do consumo, melhor seria priorizar os investimentos e garantir a normalidade no funcionamento do mercado de crédito ao consumo. Por outro lado, é de se esperar que o processo de desvalorização da moeda americana ganhe um pouco mais de força, vindo a favorecer sua balança de comércio e impulsionando uma elevação, ainda que moderada, nos níveis de preços internos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário