Banner

Translate

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Euro x dólar x iene, todos oscilam.

Euro pressionado na esteira das negociações para socorrer a Irlanda
A perspectiva sobre o socorro à economia irlandesa para reestruturar seu sistema financeiro pressionou o euro. A moeda européia avançou 0,49%, fechando a US$ 1,3595. O resgate da Irlanda abre uma temporada de caça entre investidores dispostos a doses de riscos mais altas.
Na verdade, para esses investidores, no curto prazo, a estabilização econômica da Irlanda diminui o risco da região e estimula a troca de posições no mercado de divisas. A tendência é a venda de dólares e ienes para substituí-los por euro.
O governo da Irlanda vai reunir-se com a União Européia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE) nos próximos dias para encaminhar uma solução que evite o chamado efeito dominó, dando com isso um suporte à moeda européia.
Vamos observar essas cotações cruzadas, pois no mercado de moeda os preços também são relativos.
Falta saber como isso se comportará diante da injeção de liquidez prometida pelo Fed.
Outras incertezas podem ser adicionadas, nos próximos dias, ao mercado de moedas: redução do crescimento chinês, queda das importações de comomdities agrícolas e industriais, ritmo da recuperação norte-americana, outras dívidas dos países periféricos da UE, etc, etc, etc.
Portanto, essa avaliação deve ficar restrita ao curtíssimo prazo. Hoje, certamente. Amanhã e depois, talvez. Daí "pra" frente, sabe Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário