Banner

Translate

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Inflação estável, na Zona do Euro

O fantasma da deflação já pode ser afastado?
A inflação na Zona Euro ficou estável em 1,9%, em novembro. A informação vem da Eurostat, na primeira estimativa para esse mês. De acordo com a agência de estatísticas europeia, os preços ao consumidor  apresentaram a mesma variação do mês anterior. O número é muito alto para economias desenvolvidas e, em condições normais de pressão e temperatura, preocuparia muito aos gestores da economia europeia. Ao contrário, deve estar sendo comemorado, pois sinaliza para um relativo vigor da demanda da região, o que afastaria o fantasma da deflação.
Entretanto, será preciso acompanhar, a partir de agora, a evolução do PIB e dos números sobre o emprego da  região. Caso apresentem-se em crescimento poderemos projetar um início da recuperação da renda de seus habitantes, rompendo com as expectativas ainda muito pessimistas sobre uma eventual recuperação dessa área.
Ficaremos atentos a esses números, sem, contudo, esquecer que muito dessas altas de preços refletem os desmandos fiscais de vários países, periféricos ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário