Banner

Translate

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mau presságio

O interessante é entender a resultante dos vetores com sentidos opostos
Ontem as bolsa européias fecharam em baixa, ainda que a Irlanda tenha acertado com a EU, o BCE e o FMI seu pacote de ajuda financeira. Algo em torno de 100 bilhões de euros, contra a promessa de um ajuste fiscal em torno de 10% de seu PIB.
Nos Estados Unidos o mercado continua sem nenhuma tendência clara, aguardando pela divulgação de seu PIB. Esse número daria o pulso da recuperação da economia e serviria como um termômetro econômico em relação à política de um maior relaxamento monetário.
Mas o dia começou mal. As bolsas chinesas nos acordaram, nessa manhã de terça feira, em forte queda. Refletem os temores quanto ao comportamento dos preços naquele país e a expectativa de novas medidas do governo central em relação à inflação e seus impactos sobre a evolução do PIB . Sem dúvida, um mau presságio.
Para completar, no Brasil, ainda estamos diante das incertezas sobre a sucessão no Banco Central e, pior, sobre os receios de que os indicadores de inflação venham com tendência de crescimento.
Pela manhã, os mercados financeiros viverão de incertezas. À tarde, de fatos concretos, pois as notícias já estarão divulgadas.
Está formado o clima para volatilidades fortes. Melhor ficar de fora, até que o quadro se esclareça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário