Banner

Translate

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ainda sob o Fed

A Visão de Jason F. Oliveira
Chegou-me pelas mãos do amigo e colaborador Décio Pecequilo.

"REEDIÇÃO DO “PLANO TWIST” CONFIRMADA PELO FEDERAL RESERVE, CONFORME ANTECIPAMOS HOJE NO PRÉ-MERCADO. ANÚNCIO DO TAMANHO DAS COMPRAS PODE TIRAR PARTE DO EFEITO DO ACHATAMENTO DAS CURVAS LONGAS DE JUROS.
As informações @desde que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) se reuniu em agosto indica que o crescimento econômico continua lento. Indicadores recentes apontam para fraqueza contínua nas condições gerais do mercado de trabalho e o desemprego permanece elevado. Os gastos das famílias tiveram uma elevação tão somente modesta nos últimos meses, apesar de alguma recuperação nas vendas de veículos, com a retomada da cadeia de suprimentos. Investimento em estruturas não-residenciais ainda é fraco e o setor de habitação continua deprimido. No entanto, o investimento das empresas em equipamentos e software continua a se expandir. A inflação parece ter se moderado desde no início do ano e os preços de energia e algumas commodities perderam força desde seus picos. As expectativas de longo prazo de inflação mantiveram-se estáveis.Consistente com seu mandato legal, o Comitê procura promover o pleno emprego e a estabilidade de preços. O Comitê continua a projetar que ocorra alguma recuperação no ritmo da recuperação nos próximos trimestres, mas antecipa que a taxa de desemprego vai diminuir apenas gradualmente em direção a níveis que o Comitê julga serem coerentes com o seu duplo mandato. Além disso, existem riscos de deterioração significativa para as perspectivas econômicas, incluindo volatilidade nos mercados financeiros globais. O Comitê também antecipa que a inflação se estabilizar ao longo dos próximos trimestres, em níveis iguais ou inferiores aos consistentes com o duplo mandato do Comitê conforme os efeitos da alta de energia e de outros aumentos de preços de commodities se dissipam ainda mais. No entanto, o Comitê continuará a prestar muita atenção à evolução da inflação e as expectativas de inflação.Para suportar uma forte recuperação econômica e para ajudar a garantir que a inflação, ao longo do tempo, esteja em níveis compatíveis com o duplo mandato, o Comitê decidiu hoje prorrogar o prazo médio de suas reservas de títulos. O Comitê pretende adquirir, até o final de junho 2012, US$ 400 bilhões em títulos do Tesouro com vencimentos remanescentes de 6 anos a 30 anos e vender uma quantidade igual de títulos do Tesouro com maturidade residual de 3 anos ou menos. Este programa deve colocar pressão de baixa sobre as taxas de juros de longo prazo e ajudar a tornar mais acomodatícia as amplas condições financeiras. O Comitê irá rever periodicamente o tamanho e a composição dos suas reservas de títulos e está preparado para ajustar essas participações, conforme apropriado.Para ajudar dar suporte às condições nos mercados hipotecários, o Comitê vai agora reinvestir os pagamentos do principal de suas participações das dívidas de agências e de títulos de agências lastreados em hipotecas e em títulos lastreados em hipotecas. Além disso, o Comitê vai manter a sua atual política de rolagem de títulos do Tesouro com vencimento em leilão.
O Comitê também decidiu manter a faixa de meta para a taxa dos fundos federais entre 0 e 0,25% e atualmente antecipa que as condições econômicas - incluindo as baixas taxas de utilização de recursos e expectativas de inflação a médio prazo – deve garantir níveis excepcionalmente baixos para a taxa dos fundos federais, pelo menos, até meados de 2013.
O Comitê discutiu a gama de instrumentos políticos disponíveis para promover uma forte recuperação econômica em um contexto de estabilidade de preços. Ele continuará a avaliar as perspectivas econômicas em função das informações recebidas e está preparado para empregar suas ferramentas, conforme apropriado.
Votaram em favor da decisão de política monetária: Ben S. Bernanke, presidente; William C. Dudley, Vice-Presidente; Elizabeth A. Duke; Charles L. Evans; Sarah Bloom Raskin, Daniel K. Tarullo; e Janet L. Yellen. Voto contra a ação foram Richard W. Fisher, Narayana Kocherlakota e Charles I. Plosser, que não apoiam acomodação da política adicional neste momento."
Jason F. Vieira
Analista Internacional / International Analyst
(5511) 3848-1203 Fax (5511) 3848-1789
Cruzeiro do Sul Corretora
Rua Funchal, 418 - 17° Andar - 04551-060 - São Paulo
jason.vieira@bcsul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário