Banner

Translate

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Bernanke podia fazer mais um doutorado. Hipóteses não faltam.

Agora é tarde, Bernanke. O leite derramou.
Bernanke parece ter voltado à academia e passou a especular no campo das hipóteses. Resolveu revisar alguns acontecimentos mais relevantes e passou às conclusões de caráter mais geral e extemporâneo.
1)- A abertura rápida abertura dos mercados financeiros. Nos países em desenvolvimento, mostrou-se  um exercício perigoso.
2)- "As medidas para fortalecer os bancos e a regulação bancária deveriam ser postas em prática antes de o mercado doméstico ser aberto aos fluxos de capital de outros lugares".
3)- O modelo que levou ao crescimento acelerado de muitos mercados emergentes, por meio de exportações, é um modelo que contém falhas.
4)- "Produzir superávits comerciais, suprimindo a demanda doméstica limitas as possibilidades de crescimentos econômicos maiores, no longo prazo.
A obviedade das conclusões põe em questão sua fala genérica e não fundamentada. Seu discurso é um recado aos chineses que mantiveram sua moeda muito desvalorizada para impulsionar as exportações do país.
Mas, o esperado não aconteceu. Esperava-se que sua fala de Ohio abordasse a anêmica economia norte-americana e a crise das dívidas da Europa. Imagino que tenha julgado o assunto desinteressante e já bastante discutido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário