Banner

Translate

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Salve-se quem puder

Descobrem-se novas razões para bolha imobiliária nos Estados Unidos
A Federal Housing Finance Agency, reguladora norte-americana das concessões de empréstimos hipotecários das grandes organizações financeiras como a Fannie Mae e a Freddie Mac, deverá ajuizar ações para responsabilizar agentes financeiros por fraudes na avaliação dos imóveis oferecidos em garantia desses empréstimos. Entre os acusados, o The New York Times cita o Bank of America, o JPMorgan Chase, o Goldman Sachs e o Deutsche Bank. A lista é bem maior segundo comenta a Bloomberg.
Trata-se da baixa qualidade das hipotecas, cujos valores teriam sido supervalorizados e que deveriam representar as garantias aos pacotes de créditos distribuídos pelo mercado financeiro durante o período de euforia do mercado imobiliário.
A ação vai sustentar que as diligências para avaliação dos imóveis, obrigatórias pela legislação dos Estados Unidos, sequer foram feitas, favorecendo a fraude  e que os rendimentos dos compradores desses pacotes de dívidas tiveram seus rendimentos inflados ou falseados.
Tal como colocado, pelo The New York Times, a ação implicará responsabilidade civil e criminal. A Fannie Mae e a Freddie Mac teriam perdido mais de US$ 30 bilhões de dólares, em 2008. Parte desse prejuízo teria decorrido dessa operações em essas instituições compravam títulos endossados, representativos dos créditos hipotecários.
Pior seria constatar, mais à frente, que alguma agência avaliadora de risco deu seu apoio às operações com notas elevadas em seus ratings de avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário