Banner

Translate

sábado, 24 de setembro de 2011

Bala perdida 1

De onde pode vir o próximo tiro?
Os dados mais recentes que chegam da China dão conta de uma redução da atividade industrial. De toda forma, nessa próxima semana deverão ser publicados os índices de atividade industrial,conhecidos por PMI. A atividade industrial chinesa é medida por um PMI do governo chinês e outro da iniciativa privada.

O PMI privado tem mostrado, nos últimos três meses, que a China vem rodando sua economia abaixo do seu nível de estabilidade, na indústria. O índice público tem um número melhor, mostrando que a atividade industrial está acima desse limite, mas ambos estão apontando para a redução da atividade.
Teme-se, entretanto, que a queda da atividade econômica do mundo possa trazer um quadro de crescimento inferior àquele necessário à estabilidade econômica e social do país. As pressões sociais são de tal ordem que crescimentos inferiores podem produzir convulsões sociais como as assistidas recentemente no norte da África e no Oriente Médio. A ditadura chinesa é forte, mas em outros países  a confiança na própria força foi um equívoco de custo humano muito alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário