Banner

Translate

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Inconsistências ?

Indices e suas contradições aparentes
A Fiesp/Ciesp mostra em seu Índice de Atividade Industrial uma aceleração de 0,8%, no mês de agosto, em relação a julho. No mês de julho, em relação a junho, a aceleração havia sido de 0,6%. Mostra também que o nível de utilização da capacidade instalada manteve-se alta, dem 82,6%.
Por outro lado, a Sondagem da Indústria de Transformação, da FGV, aponta queda da confiança empresarial. Como explicar essa queda, se  a atividade industrial se aclerou?
Não há contradições. A confiança da indústria é medida por dois componentes. O primeiro diz respeito à Situação Atual que, de fato, apresentou num recuo pequeno. O segundo componente afere as Expectativas e é o responsável maior pela queda do índice. Nesse sentido, refletiu a redução, na perspectiva do empresário, da geração de emprego nos próximos meses.
Em relação ao momento atual, os indicadores da Fiesp/Ciesp e da FGV estão em  linha. Apenas em relação ao futuro é que a FGV mostra a redução da confiança empresartial, o que não é medido pela Fiesp/Ciesp.
Considerados os altos níveis dos estoques da economia nacional e admitindo-se a redução da demanda futura, decorrente da crise global, é mesmo plausível considerar uma desaceleração do PIB e uma maior moderação da demanda interna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário