Banner

Translate

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Estagnação, sem inflação

Na retranca, produtores e consumidores
se retraem
O estoque industrial norte americano sobe e preços ao produtor se estabiliza.
O nível dos estoques das indústrias norte-americanas cresceu em julho 0,4%, em relação aos níveis de estocagem do mês de junho. As  informações são do Departamento do Comércio que também apontou um crescimento de 10,6% em relação a julho de 2010.
Os estoques estão realmente mais altos e, se não preocupam tanto, é porque as vendas do setor subiram 0,7% em julho, em relação ao mês anterior e 12%, quando comparada ao mesmo mês de 2012.
Também é tranquilizador ver a estabilidade dos preços no recém terminado mês de agosto. O Índice de Preços ao Produtor norte-americano manteve estabilidade em agosto, na comparação com o mês anterior, segundo o Departamento do Trabalho do país.
Se comparado a agosto de 2010, o índice de inflação registrou variação de 6,5%. Portanto, sob esse prisma, o país andou passando por um processo de estagflação que, por ora, parece superado.
Em linha com os resultados dos preços ao produtor, o Bureau of Labor Statistics divulgou que também não houve aumentos de preços no atacado norte-americano. A inflação no atacado, medida pelo PPI - Producer Prices Index-, ficou estável em 0%.
No varejo, as vendas perderam velocidade agosto. Essa retração em relação a julho explica parte da redução da demanda nos Estados Unidos e reflete os movimentos defensivos adotados pelas famílias norte-americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário