Banner

Translate

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Revisão das estimativas de Inflação está ligada à desconfiança do mercado
Veículo: BandNews FM  -  Data: 05/09
A revisão para cima das estimativas de inflação para este ano e o próximo estão ligadas à desconfiança do mercado com relação à queda da taxa de juros em meio ponto porcentual, anunciada na semana passada.
Segundo o boletim Focus, do Banco Central, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo passou de 6,31 para 6,38% este ano e ficou em 5,32% no ano que vem.
Para o diretor presidente do Instituto de Pesquisa Fractal, o mercado não esperava o corte na Selic, por isso há receio de que com juros menores, o consumo aumente e os preços cresçam, gerando inflação.
Sobre a queda do PIB, de 3,79 para 3,67%, Celso Grisi destaca que é um processo natural, em função do cenário externo, de crise na Zona do Euro e nos Estados Unidos.
Ele analisa que o mercado interno do Brasil pode ajudar a diminuir os impactos das dificuldades externas no país e não acredita em aumento dos preços:
Já o professor de economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, GIACOMO BALBINOTO, é menos otimista e acredita que a revisão do Banco Central reflete preocupação com a possibilidade de que o aumento do consumo gere inflação:
Segundo o relatório, a projeção para a taxa de câmbio é que o dólar termine o ano valendo R$1,60.
Para 2012, a estimativa é que o PIB brasileiro cresca 3,84%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário