Banner

Translate

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Eu só queria entender

Previsões e contradições
O IPC-Fipe da primeira quadrissemana desse mês apontou variação de 0,36%, enquanto o relatório Focus dessa semana apresentou um aumento nas expectativas de inflação, projetando o IPCA, para o final de 2011, em 6,45%. Para a taxa de juros Selic já projeta 11%. Quanto ao câmbio o relatório manteve a projeção de R$1,60, para o final de 2011.
O Serasa noticiou aumento do índice de inadimplência de 3% em agosto em relação a julho. Comparado com o mesmo mês de 2010, a alta é de 29,2%. No ano, o crescimento da inadimplência é de 23,4%, em relação a igual período do ano passado.
A inadimplência embora tenha crescido de forma rápida, não tem merecido dos analistas maiores comentários. A preocupação com uma possível retomada da inflação tem sido temática dominante e recorrente. A recessão mundial também tem sido dada como certa, mas o relatório Focus não viu nisso razão para a valorização do dólar.
As previsões começam a ser pautada por uma dose de inconsistência lógica preocupante. Japão parado, União Européia quebrada e, possivelmente contagiada, não são razões para a valorização do dólar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário