Banner

Translate

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Rio de Janeiro continua lindo


Pré-sal turbina Rio de investimentos
Veículo: NN A Mídia do Petróleo  -  Data: 13/09
Fonte: NN - Rodrigo Leitão
Durante décadas, a cidade do Rio de Janeiro, viveu um esvaziamento – perdeu levas de empresas se setores de serviços, como finanças e publicidade, para outras capitais brasileiras. Em 2003, num levantamento feito pela consultoria Deloitte com 700 maiores empresas da cidade, só 16% dos executivos acreditavam que o investimento estrangeiro iria aumentar no Rio nos anos seguintes. O cenário começa a mudar com os investimentos na extração da camada pré-sal e o que a descoberta representa em termos de formação de cadeias de fornecedores dos mais variados segmentos da economia, como construção naval, siderurgia e não podemos esquecer a Copa e as Olimpíadas.
Em entrevista ao NN, o diretor-presidente do Instituto de Pesquisa Fractal, Celso Grisi, afirmou que, o Rio de Janeiro vive um momento de prosperidade muito forte, sobretudo com o pré-sal. Segundo Grisi, a Copa e as Olimpíadas ativarão a economia regional fortemente, mas depois passa, e o que vai ficar mesmo é a indústria petrolífera que vai se desenvolver com grande vigor na costa do Rio de Janeiro, e também vai atingir Santos que vive um boom imobiliário muito grande em função disso tudo.
De acordo com o diretor, o crescimento do Rio é benéfico também para a cidade de São Paulo, porque o Estado vive fortemente dos serviços do parque industrial. “É um momento que o Rio de Janeiro vai ampliar suas demandas à indústria paulista, trazendo muitas vantagens para a cidade”. Segundo Grisi, com a região Sul, Nordeste, as regiões agropecuárias e a costa brasileira com o pré-sal, deve trazer uma redução do PIB do Estado de São Paulo, mas isto não quer dizer que o PIB vai ficar menor, ao contrário vai continuar crescendo, mas é porque as outras áreas cresceram mais fortemente.
Entre as grandes cidades brasileiras, o Rio é a que mais coloca dinheiro na ampliação da capacidade industrial e da infraestrutura, como nas obras de melhoria de acesso ao porto. Os investimentos desse tipo devem fechar 2011 em 26% do PIB municipal, índice bem superior aos 20% de São Paulo e 18% do Brasil. A arrecadação subiu para 30% entre 2008 e 2010, em comparação com 13% do Brasil. No ano passado, a renda média do carioca chegou a R$ 1,682 mensais e superou a do paulistano (R$ 1.667). Semana passada, uma reportagem da revista britânica The Economist registrou essa virada. “Pela primeira vez em décadas, a Cidade Maravilhosa parece atraente para negócios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário