Banner

Translate

sábado, 24 de setembro de 2011

Bala perdida 4

De onde pode vir a próxima bala 4?
Vamos testar essa semana a eficácia da nova política do governo central sobre a inflação. Até agora temos entendido que as medidas macroprudendias têm funcionado bem e habilitado o país a crescer, embora em ritmo mais lento.
Ao ter baixado os juros em 0,5 p.p., o Banco Central estimulou também o crescimento da inflação que, entretanto, deveria ser combatida pela política fiscal. Essa inversão dos papéis e das funções dn política econômica pareceu ousada e os primeiros resultados já podem ser observados.

OIPCA-15 de setembro veio acima das expectativas e a divulgação da pesquisa de emprego sinalizou que o mercado de trabalho permanece com demanda forte. Com a valorização do câmbio, as commodities brasileiras devem encerrar seu período de colaboração com a inflação.
Em síntese, essa semana vamos ver o que o Bacen nos informará sobre suas políticas para os preços.
O Banco Central vai ter que explicar o cenário de aumento de preços e, ao mesmo tempo, oferecer uma visão de qual seria a dimensão e profundidade da crise internacional, para depois explicar sua atitude contra-cíclica em relação à Selic.
Só depois disso, é que poderá dar conta aos agentes econômicos de suas posições sobre o futuro do crédito no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário