Banner

Translate

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dá pra explicar?

Divergências entre agência de risco
e mercados financeiros
Os mercados e seus protagonistas estão muito preocupados com o cenário europeu. Por isso, o  risco-Brasil sobe 3 pontos. Enquanto isso, a agência de classificação de risco Standard&Poor's anuncia a elevação do rating soberano de longo prazo do Brasil, em moeda estrangeira, de "BBB-" para "BBB". E, para completar, aumenta a nota de longo prazo, em moeda local, de "BBB+" para "A". Durma-se com um barulho desse.
Mas, de fato, países europeus continuam a lançar seus títulos públicos no mercado. Agora, foi a vez da Espanha e da França que, para colocarem seus papéis, pagaram taxas elevadíssimas, semeando preocupações e incertezas entre os investidores.
Curioso notar que a retórica política não tem produzido maiores efeitos nos mercados. No início da semana foi o discurso da chanceler alemã, Angela Merkel, com seu contundente apelo para a preservação da Zona do Euro e de sua moeda única. Depois, o primeiro ministro frances e sua austeridade, mais verbal que econômica. A austeridade é bastante propalada na França, mas pouco evidente na prática orçamentária naquele país. Na continuidade, o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, entrou em cena, prometendo adotar medidas para enfrentar o ceticismo sobre a capacidade da Itália de honrar sua dívida pública. E tudo encontra seu ponto final com o relatório da  Comissão Europeia sobre a força tarefa montada para ajudar a Grécia. Estuda-se uma arquitetura financeira capaz de encontrar, via assistência técnica, uma solução definitiva para aquele país.
As declarações foram lançadas ao vento e o indicador de risco Brasil  encerrou a 231 pontos-base.
A agência S&P acompanhou o ministro Carlos Lupi em sua paixão pela presidente Dilma. Efetivamente, Rousseff  tem demonstrado seu compromisso com o cumprimento de metas fiscais e a S&P reconheceu isso : "A resposta do governo para as pressões inflacionárias em 2011 enviaram um importante sinal sobre sua flexibilidade política e compromisso para a estabilidade econômica". Parece que se desenha um novo caso de amor, depois que Lupi "levou o fora".
O que mais impressionou a agência foram os cortes no orçamento e a contenção no aumento da despesa com pensões. A conta continua sendo paga pelos pensionistas e aposentados que formam o lado mais fraco da corda. A agência acredita (e há razões suficientes para isso) que o superávit primário do setor público atingirá 3,15% do PIB, no final desse ano. Foi mais um vitória da presidente.
Ainda que ontem o risco país tenha aumentado, a tendência para os próximos dias é de que regresse aos níveis anteriores, refletindo nossa melhoria na escala de risco e no fortalecimento do grau de investimento obtido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário