Banner

Translate

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Otimismo emergente

Olhando o dia de ontem com os olhos dos tradicionais emergidos
O otimismo provocado pelas vendas no varejo nos Estados Unidos no Black Friday trouxe um inesperado ânimo aos mercados acionários e impulsionou a bolsa brasileira. Para reforçar o comportamento dos agentes econômicos, as expectativas com os esforços dos líderes europeus para amenizar os efeitos da crise na Zona do Euro também cresceram.
No caso europeu, dois fatores justificaram tanto otimismo. O primeiro diz respeito à proximidade de um acordo, nessa terça-feira, entre os ministros das finanças da União Europeia, sobre os socorros a serem fornecidos pelo Fundo Europeu de Estabilização financeira aos países escessivamente endividados. O segundo nasceu da declaração das duas maiores economias do bloco, Alemanha e França, afirmando que pretendem ampliar a integração fiscal entre os países da região. Com isso reforçam a ideia da unificação europeia e reafirmam a crença no livre comércio como elemento propulsor do desenvolvimento.
Nem mesmo o esperado resultado negativo sobre a vendas de imóveis novos conseguiram atrapalhar a vida dos investidores. As bolsa norte-americanas e brasileira foram para cima, e o dólar, no Brasil, veio para baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário