Banner

Translate

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Terra em transe

A sofrida Europa volta a ter juizo
A situação da Itália inspira cuidado. Os juros de títulos soberanos do país estão atingindo recordes históricos. Pela manhã já estava acima de 6,5%. O problema agora é conhecer o tamanho do “buraco” a ser coberto. Imagina-se que tenha uma dimensão tão grande que dificilmente o socorro que a União Europeia teria disposição para oferecer seria suficiente para equilibrar as contas italianas.
Para piorar, o Parlamento italiano votará o orçamento de 2012, tendo um desprestigiado Silvio Berlusconi na chefia do estado e um Banco Central Europeu muito cético em relação às compras que precisariam ser feitas dos bônus da Itália.
A Grécia corre um pouco à frente e dá o exemplo à Itália. Já espera por um novo primeiro ministro.
O clima é, em toda a Europa, de redução de dívidas. A França anunciou ontem um pacote de austeridade para 2012. A meta para é de um déficit nominal de 4,5% do PIB, que implica corte de € 7 bilhões. Para isso, a França fará aumentos de impostos que recairão sobre um conjunto de produtos e serviços. Para completar, fará a mudança da idade mínima de aposentadoria, de 60 para 62 anos, em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário