Banner

Translate

sábado, 12 de novembro de 2011

A semana passou 2

A semana, no Brasil, indicou direções a seguir
O Ibovespa não descolou nessa 6ª. Feira e acompanhando os mercados internacionais subiu 2,14%, atingindo os 58.546 pontos. Mesmo assim, nessa semana, o índice apresentou uma queda de 0,21%.Mas não se entusiasme com a alta de sexta feira. O volume negociado foi muito acanhado: míseros R$ 4,95 bilhões. O investidor não movimenta suas posições e também não demonstra ânimo para entrar com dinheiro novo na bolsa brasileira.
Embora a economia norte-americana tenha apresentado indicadores mais alentados, o dólar no Brasil ainda caiu nessa 6ª, feira,  fechando cotado a R$ 1,7440. A queda no dia foi de -0,97%, mas, na semana, a moeda subiu 0,29%.
Por outro lado, o anúncio de que o IPCA, de outubro, desacelerou de 0,53%, em setembro, para 0,43% trouxe algum alento em relação à nova política monetária do Banco Central. Mesmo considerando que a inflação dos últimos 12 meses esteja em 6,97, acima do teto da meta, o mercado espera por uma inflação anual de 6,5%, no limite superior da meta fixada.
O emprego na indústria cresceu muito modestamente, no último mês: apenas 0,4%.
Nesse isntante, as medidas macro prudenciais começam a ser revisadas. Já se fala em um novo ciclo expansionista do crédito e em novas reduções na taxa básica de juros. Não pode, contudo, ser esquecida a necessidade da desvalorização do real, como uma condição importante para estancar o processo de desindustrialização brasileiro. O estado perecisa assumir seu papel de indutor e ampliar os investimentos nos setores estratégicos nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário