Banner

Translate

sábado, 26 de novembro de 2011

Olha 2012 aí

Indicadores da CNI sinalizam para um
início difícil em 2012
O indicador de produção industrial da Confederação Nacional da Indústria apontou queda no mês de outubro. O indicador ficou em 48,6 pontos, ante 48,8 pontos, em setembro. Segundo esse indicador, valores menores que 50 pontos significam queda da produção e, maiores de 50 pontos, expressam elevação.
Agora, o que “pegou fundo” é que, embora a queda da produção, os estoques na indústria aumentaram mais uma vez. Os estoques chegaram, em outubro, a 53,4 pontos, enquanto no mês anterior situavam-se nos 52,9 pontos. Esses dois movimentos se somam.
Como era de se esperar, o nível de utilização da capacidade instalada caiu de 45,0 para 43,9 pontos de setembro para outubro.
É fácil imaginar que, se isso aconteceu nos meses anteriores às festas, a tendência será que os indicadores se agravem ainda mais em dezembro e janeiro, meses nos quais os pedidos à indústria são baixos. O primeiro trimestre, desse modo, estaria comprometido, nesse setor. Com isso, a indusústria pode estar prestes a reinaugurar a antiga prática das férias coletivas, antes de iniciar qualquer demissão. Vamos aguardar e conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário