Banner

Translate

sábado, 12 de novembro de 2011

A Semana passou

Notícias boas e ruins se sucederam
na semana que passou
A crise européia  já tinha gravidade suficiente. A entrada, agoa definitiva, da Itália no radar dos agentes econômicos, trouxe uma percepção mais contundente acerca da existência de suas possíveis soluções. O Brasil entendeu, finalmente, que esse cenário e suas incertezas prromoverão impactos negativos, e não desprezíveis, sobre o crescimento, a oferta de emprego e a oferta de empregos.
O mercado de juros passou a apostar na queda da taxa Selic, e o DI, para vencimento em janeiro de 2013, já projeta taxa de juros de um dígito. Juros mais baixos e crédito mais abundante para o consumo passaram a ser as novas convicções sobre a direção da política contracíclica nacional.
A inflação essa semana deu sinal de arrefecimento. Portanto, na convicção geral do mercado, alta de preços não será problema nos próximos meses.
A produção industrial de setembro veio com queda forte: -2,0%. O varejo teve desempenho modesto, mas positivo: 0,4%. O desemprego deve acentuar-se, mas, por ora, apenas de forma discreta.
As commodities agrícolas iniciaram um novo período de recuperação de preços. O caso mais evidente, nessa semana, diz respeito ao preço da soja.
Os indicadores econômicos norte-americanos acenam com perspectivas mais animadoras. Os dados sobre consumo, crédito e renda renovam esperanças, pressionam a valorização do dólar em todo o mundo e no Brasil, mas ainda não autorizam pensar em um ciclo de recuperação definitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário