Banner

Translate

terça-feira, 29 de novembro de 2011

A rápida resposta do petróleo

O otimismo mexeu com os preços do petróleo
Os contratos futuros em Nova York acumularam novas altas ontem. O barril de WTI chegou a superar os US$ 100 dólares, impulsionado pelo otimismo dos investidores com os resultados das vendas de varejo e com a evolução do quadro europeu.
Os investidores em commodities são sempre os mais rápidos a reagir. No caso do petróleo negociado em Londres é muito provável que os preços possam reagir muito rapidamente se as negociações das próximas horas evoluírem favoravelmente na reunião do grupo de ministros das finanças doa União Europeia. Se houver uma decisão reforçando o caixa do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, os preços podem inaugurar um novo patamar para essa commodity.
Para complicar essa situação, o quadro político no Oriente médio, envolvendo, de um lado, Estados Unidos e Israel e, de outro, o Irã, sofre novo agravamento. O ministro da defesa do Irã, Ahmad Vahidi, declarou de forma espetaculosa que o país poderia mostrar aos Estados Unidos o "verdadeiro significado da guerra" e alertou sobre os "golpes destrutivos e poderosos dos mísseis e foguetes do Irã". A iminência de um confronto dessa natureza poria os preços do petróleo em rápida ascensão, impactando a inflação generalizadamente pelo mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário