Banner

Translate

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Segunda feira só foi ruim na bolsa

Na economia real, a 2a feira foi ruim para o mundo e boa para o Brasil
A semana começou mal para as bolsas. O impasse sobre os cortes na economia norte-americana espalhou incertezas pelo mundo e agravou a percepção de risco dos investidores. A aversão ao risco encontra como base a ausência de perspectivas para solucionar a crise das dívidas soberanas na Europa. Os Estados Unidos adicionam nesse tema mais um componente explosivo, ao não encontrar um consenso mínimo sobre os cortes orçamentários a que são obrigados.
Num e noutro caso, estão presentes os políticos e suas ineficiências para tratar questões de natureza econômica. Ao conduzir de forma sectária os desafios públicos, impedem os estados nacionais de encontrar-se com seus verdadeiros papéis e funções.
As bolsas ao redor do mundo vieram abaixo e, no Brasil, o dólar valorizou-se fortemente. Encerrou o dia em alta de 1,29%, cotado a R$ 1,806. No mercado de juros, o DI janeiro fechou em 10,978%.
Na economia real brasileira, ao contrário do mundo desenvolvido, podemos comemorar: dólar para cima, juros para baixo e, por final,  a desaceleração do IGP-M, na segunda prévia de novembro, registrando inflação de 0,40%. Alimentos sempre pressionam os índices que medem as altas de preços. A carne bovina foi o destaque dessa aferição em função do período anterior de estiagem.
Mas outros itens jogaram a favor e o IPCA que, havia sido de 0,44% no mês anterior, recuou. Alimentos continuarão a pressionar a inflação até, pelo menos, o final das festas de 2011. Vamos continuar observando a semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário