Banner

Translate

sábado, 19 de novembro de 2011

IBM: um cenário para TI

Entendendo o mercado futuro
A IBM anuncia o resultado de sua pesquisa mundial junto a executivos de tecnologia de informação: business analytics, cloud computing e mobilidade serão as áreas que receberão os maiores investimentos e que abrirão o maior número de vagas para empregos.
A pesquisa foi realizada em 93 países, envolvendo 4.000 entrevistados, todos trabalhando na área de TI. Os números falaram muito alto:
1)  A área de business analytics alcançou, entre os entrevistados, o maior percentual de adoção, 90%. Esse  resultado decorre, segundo a pesquisa, da necessidade das empresas de automatizar e decifrar o grande volume de dados produzidos nos trabalhos diários.
2)  42% dos profissionais entrevistados afirmam que em suas empresas existe demanda por esses softwares, enquanto 49% afirmaram que a área de business analytics é ou será utilizada para aumentar a automação de seus processos.
3)  Esses sistemas são mais procurados no Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) do que nos Estados Unidos.
4)  A mobilidade também é apontada como oportunidade. A pesquisa prevê crescimento de 85% nos próximos dois anos.
5)  Os aplicativos corporativos deverão aumentar 34% nesse período.
6)  25%das empresas pretendem desenvolver novas aplicações para computação em nuvem e 24% deverão virtualizar seus ambientes de TI.
7)  24% também pretendem explorar os benefícios oferecidos pela nuvens para armazenamento de dados, muito embora 40% dos entrevistados acreditem que as empresas não estejam ainda suficientemente comprometidas com essa tecnologia.
8)  Mesmo assim, 75% acham que elas começarão a desenvolver infraestrutura na nuvem nos próximos dois anos, impulsionadas pela flexibilidade da operação e pela redução dos custos.
9)  As mídias sociais mudarão nos próximos anos a maneira de fazer negócios das empresas. 43% dos respondentes da pesquisa pretendem utilizar os recursos do “social business” para desenvolvimento interno e 41%, para desenvolver a empresa em ambientes externos.
A pesquisa da IBM mostra as tendências mais fortes na área de TI, dentro do conhecimento dominado hoje. Inovações devem ocorrer e esse quadro pode alterar-se. Entretanto, é de se entender que os drivers expressos  pelas necessidades manifestadas pelos usuários venham a dar impulso aos mercados de TI.
Também e de se aplaudir a pesquisa da IBM e decisão de colocar seu resultados à disposição do grande público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário