Banner

Translate

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dois fatos relevantes na vida econômica nacional

O descabimento grego, a crise europeia
e os impactos no Brasil
A demanda mundial está em redução. No Brasil a produção industrial anunciada essa semana apontou para uma desaceleração mais forte. Os juros mais baixos fazem parte de uma estratégia contracíclica e acaba de ser implementada também pelo novo presidente do Banco Central Europeu. Os números da Inglaterra e dos Estados Unidos trazem um sopro de esperança aos agentes econômicos. Mas, é muito cedo para presumir a esperada recuperação.
A somatória desses fatos reflete-se em duas notícias que pedem atenção dos agentes econômicos no planejamento de seus negócios. O Índice de Commodities Brasil - IC-BR, do Banco Central, mostra queda, no mês de outubro, 3,29% em relação ao mês anterior. O índice caiu de 167,01 pontos para 161,52. As commodities metálicas, muito ligadas ao desempenho industrial, puxaram a queda. Essas commodities caíram 6,47% no período. Entre as agrícolas que, em sua maioria, estão sendo plantadas agora, o tombo foi menor. A economia nacional, grande exportadora desses bens, inevitavelmente vai se ressentir dessas quedas.
Por outro lado, o fluxo cambial registrou, em outubro, saída líquida de US$ 105 milhões. O dólar, ontem teve alta de mais 0,64%, fechando o dia em R$ 1,7410.
A alta do dólar realmente ajuda os exportadores, mas apenas ajuda, já não compensa mais a queda dos preços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário