Banner

Translate

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Construindo expectativas de longo prazo

Regras tornam o ambiente mais previsível
Muito interessante ler o discurso do governador do Banco Central do Canadá, Mark Carney, num sábado à tarde, ou à noite. Coisa de quem não tem mais o que fazer, senão estudar economia.
Ele explicou em Nova York que a forma como o banco central canadense define as taxas de juros permite tratar uma ampla gama de situações. As taxas de juros baixas, durante um período prolongado, pode nublar os julgamentos financeiros de empresas e de pessoas, induzindo umas e outras a manter um alto endividamento por muito longo tempo.
Ele explica que a primeira linha de defesa da política econômica é a regulação e a supervisão, mas que a política monetária adicionalmente pode ser usada para corrigir os desequilíbrios econômicos que levem a contágios globais.
"A virtude de metas de inflação flexíveis é que, se o regime é credível, a meta de inflação pode ancorar as expectativas de inflação, deixando espaço para os decisores políticos, ocasionalmente, usar a política monetária para fins de estabilidade financeira", disse.
Carney notou que os bancos canadenses estão reforçando seus balanços para atender às exigências de Basileia III antes do tempo previsto e que o governo federal daquele país tem as mais rigorosas as regras para o financiamento hipotecário,de maneira a impedir os consumidores de contrair empréstimos que não possam pagar.
O banco central canadense completou recentemente uma revisão do seu quadro de política monetária e reafirmou a sua posição sobre metas de inflação:taxa em 1% para mais de um ano.
Sob seu comando, o banco pretende reduzir a inflação no médio prazo, limitando a volatilidade em outras áreas da economia.
No entanto, Carney notou que a flexibilidade das metas no tempo não pode  ser arbitrária e necessita de uma abordagem clara e transparente para não danificar o sistema de metas.
A inflação canadense subiu, em janeiro, para 2,5%, impulsionada por um aumento nos preços da gasolina, no entanto a taxa de inflação subjacente ao núcleo da inflação - que exclui itens voláteis, como alguns alimentos frescos e gás -, subiu para 2,1 por cento, um resultado maior do que o definido pelo Banco Central do  Canadá.
Sinceramente, parecia o ministro Guido Mantega falando. Gostei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário