Banner

Translate

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Já não é sem tempo

Estratégia internacional de alto valor agregado, no agronegócio brasileiro
Brasil Foods conclui joint ventures na China para garantir distribuição de seus produtos, com sua marca posicionada junto ao consumidor chinês.
Trata-se de um caso de pós-integração que torna o produto nacional um “special”, com brand, distribution e design próprios.
Há quanto tempo esperava por isso. Uma empresa nacional assumindo, por meio de uma estratégia de compartilhamento de riscos, posição mercadológica agressiva no maior mercado mundial de alimentos. Muito sábia essa estratégia, porque agrega o conhecimento de mercado do parceiro local.
A Joint Venture da Brasil Foods foi feita com a Dah Chong Hong, uma das líderes na distribuição de alimentos na China, Hong Kong e Macau. A participação na composição social da nova empresa é de 50% e sua gestão supõe o mesmo número de membros no Conselho de Administração e na Diretoria Executiva. Coisa de gente grande!
A operação ficou dividida segundo as competências dos dois sócios: a BRF é gestora da produção, suporte técnico e marketing dos produtos a serem comercializados; a DCH cuidará da gestão da cadeia de suprimentos e distribuição, processamento, embalagem, bem como do fornecimento serviços gerais de suporte operacional durante a fase inicial de transição.
Venho pregando a pós-integração para expandir o valor de nossas exportações. No curto prazo, poderíamos expandir significativamente esse valor, além de podermos remunerar melhor nossos funcionários. Há inclusive nítidas vantagens cambiais para exportadores que participam expressivamente no capital social das importadoras de seus produtos.
Fica a sugestão para quem fez o errado caminho contrário da retro-integração, como é o caso do suco concentrado de laranja.
Mas o exemplo é mais geral, e pode ser aproveitado por todo o setor de commodities. Claro que empresas como a Gerdau, JBS e outras também já se anteciparam, fazendo importantes aquisições no exterior. Ficam devendo os produtos de couro, grãos, fibras, minérios, etc, etc, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário