Banner

Translate

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Zona do Euro

O pior inimigo da Zona do Euro é
a heterogeneidade das dívidas
Veja como estão as dívidas em relação aos respectivos PIB’s desses países e imagine se uns, mais contidos, estão dispostos a pagar pelos hábitos perdulários de outros:
1)- Grécia deve 159,1% de seu PIB
2)- Nossa gloriosa Itália, 119,6%
3)- Portugal, 110,1%
3)- Irlanda, 104,9%
5)- França e Grâ-Bretanha, devendo 85,2% do PIB
6) Alemanha, com dívida de 81,8%
As informações são da Eurostat.
As mesmas fontes mostram que os países menos endividados são a Estônia, com 6,1% e Luxemburgo, com 18,5%.
██ Países da Zona Euro
██ Países da UE que segundo o Tratado de Maastricht poderão aderir à Zona Euro
██ Países da UE com uma derrogação da participação na Zona Euro
██ Países/territórios fora da UE mas usando o euro
No agregado das dívidas, a Zona do Euro alcançou 87,4% do PIB, no terceiro trimestre de 2010.Apenas 13 membros da União Europeia têm dívidas abaixo dos 60% estabelecidos pela Comissão Europeia. Desses 13 membros, 4 apenas pertencem aos 17 países que formam a Zona do Euro.
O lado bom disso tudo é que os esforços monetários e fiscais realizados com o objetivo de evitar a ruptura da moeda única não aumentou a dívida agregada da região.
Hoje o Bundesbank anunciou que as encomendas feitas à indústria alemã avançaram 1,7% em dezembro, comparado ao mês anterior. Esse avanço não estava sendo esperado pelos analistas e repercutiu muito favoravelmente entre os agentes econômicos.
Para impulsionar novos investimentos nessa economia, seria necessário acelerar a conclusão do acordo sobre a dívida grega. A demora para finalização desse acordo nubla os horizontes financeiros e semeia grande incerteza nas decisões empresariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário