Banner

Translate

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Sólido, líquido ou gasoso?

Os Estados Unidos foram destaque
dessa semana
Os Estados Unidos trouxeram novas esperanças a sua população e à população do mundo. O Departamento do Trabalho divulgou o esperado relatório de emprego de janeiro, apontando a criação de 243 mil postos de trabalho na economia. Foi uma surpresa até para os analistas mais experientes. Empolgante ainda foi o registro do relatório de que a taxa de desemprego caiu para 8,3%, melhor resultado apresentado pelo mercado de trabalho desde fevereiro de 2009.
Para completar, os ganhos médios por hora trabalhada subiram US$ 0,04, para US$ 23,29.
O índice de atividade do setor de serviços cresceu para 56,8 pontos em janeiro. Em dezembro, estava em 53 pontos. As encomendas feitas à indústria norte-americana no mês de dezembro também subiram. Foi uma segunda alta mensal consecutiva. Dessa vez, de 1,1% em relação ao mês anterior.
Ouvi vários colegas economista.
A primeira metade acha que o estado da recuperação norte-americana é sólido. A segunda metade teme que os resultados não sejam sustentados ao longo do ano e que, portanto, possam se liquefazer. A “terceira” metade (isso é possível em economia) acha o estado da recuperação ainda muito gasoso e fluido. Entende que tudo possa se desfazer. Pessoalmente, estou começando a sair da segunda metade e caminhando em direção à primeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário