Banner

Translate

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bússola econômica

O mundo vem em ondas
O evento mais esperado para a semana que começa amanhã é o desfecho das negociações sobre a dívida grega. Um resultado positivo traria um grande conforto a países como Portugal, Espanha e Itália. Se, entretanto, a Grécia não conseguir fechar o acordo, Portugal vira a bola da vez e, provavelmente, dará inicio ao efeito dominó sobre toda a Zona do Euro. A bancarrota se disseminaria pelo mundo, com efeitos imprevisíveis.
São esperadas ainda, nessa região, novas decisões no âmbito da política monetária, cujas medidas já estão sendo discutidas e, de certa forma, antecipadas.
Nos Estados Unidos, o clima é de festa. Foi uma safra e tanto de boas notícias, na semana passada. Embora não haja indicadores a serem anunciados para os próximos dias, fiquem de olho em eventuais iniciativas do presidente Obama. Ele é mestre na criação de fatos novos e as recentes perspectivas econômicas podem conduzi-lo à reeleição. Há duas semanas, deixou os problemas do Irã no colo dos líderes europeus, poupando-se de novos confrontos internacionais. A evolução desse conflito pode ter repercussões sobre o preço do petróleo e, portanto, o mundo das commodities pode complicar-se, dando origem a pressões inflacionárias mundo afora.
Particularmente, esse assunto consulta aos interesses chineses, grandes importadores de petróleo. A China apresentará dados sobre o comportamento dos preços internos. Todos gostariam de ver dados indicando a queda da inflação. Aliás, isso está sendo esperado em função da retração dos preços dos alimentos. A China, com inflação mais baixa poderia expandir sua economia em ritmo mais forte, aumentando suas importações e dando sustentação aos esforços de recuperação mundial. Petróleo em alta impulsionaria a inflação chinesa e destruiria a alternativa de crescimento por meio da Ásia.
No Brasil, teremos notícias e indicadores por todos os lados: Sondagem de Serviços, da FGV, para o mês de janeiro, Pesquisa Semanal do Banco Central (Focus) e o resultado da Balança Comercial, com os dados definitivos do MDICtambém para o mês de janeiro.
São esperados ainda dados de produção da indústria automobilística e os indicadores de confiança de serviços e comércio, referentes ao primeiro mês do ano. Por fim, deve ser anunciado o IPCA de janeiro. De um modo geral, as expectativas sobre a economia nacional são bastante positivas e devem dar conta de um bom nível de atividade econômica, com baixa inflação. Contudo, nada disso despreocupará as autoridades monetárias brasileiras. Elas sabem que inflação e crescimento costumam andar de mãos dadas. Se o crescimento reaparece, a inflação recrudesce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário