Banner

Translate

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Volta ao mundo, na manhã dessa quarta-feira

Um giro rápido pela Ásia, Europa
e Estados Unidos
A atividade industrial na China parece recuperar-se lentamente. Expandiu-se de 50,3 pontos em dezembro de 2011 para 50,5 pontos em janeiro de 2012. O anúncio na verdade não enfatiza  o fato de a expansão ter sido muito discreta. Insiste, entretanto, que o indicador apresenta-se em crescimento pelo segundo mês consecutivo. A notícia entusiasmou investidores de todos os continentes.
Na Europa, o PMI da Zona do Euro subiu para 48,8 em janeiro. Embora mantenha-se abaixo dos 50 pontos, marcando as condições recessivas da economia da região, é também a segunda  vez consecutiva que o índice está em alta.
Ainda na Zona do Euro, o primeiro ministro da Grécia, Lucas Papademus, declarou que espera concluir as negociações com os credores internacionais ainda nessa semana. Já se fala em um deságio de 70% sobre os valores de face. Acreditem ou não, essa notícia, mesmo com o deságio anunciado, é tomada como muito boa.
Tão boa é essa notícia que o rendimento dos títulos públicos, de dez anos, do governo português caiu 0,64%, antes  da abertura do leilão que iria vendê-los. Portugal quer que o mercado absorva 1,5 bilhão de euros. Não faltam oportunistas nesse mercado. Os países endividados estão se beneficiando do otimismo que tomou conta de todo ambiente europeu desde o instante em que quase a totalidade dos líderes da União Europeia  aprofundou o acordo sobre o novo pacto fiscal.
Nos Estados Unidos, a festa dos indicadores foi interrompida pelo anúncio do recuo do  índice de confiança do consumidor norte-americano, medido pelo Conference Board. A queda foi significativa no mês de janeiro. O índice veio para 61,1 pontos dos 68,0 registrados em dezembro do ano passado. Também ontem foi anunciado o índice da S&P que afere preços de imóveis. Caiu 1,35% de outubro para novembro. Comparado a novembro de 2010, a queda esteve próxima aos 3,5%. Parece que o climna eleitoral não tem ajudado muito o país a recuperar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário