Banner

Translate

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Insensatez ou delírio?

Cogita-se a criação de mais um imposto
Nesse instante, já se pensa da criação de um imposto de exportação sobre as exportações de produtos agrícolas para evitar novas desvalorizações do dólar. Na história econômica recente da Argentina chamou-se esse imposto de Retención. Diós, Buenos Aires foi incendiada.
Anos atrás, muitos anos atrás, o Brasil teve essa mesma idéia brilhante e instituiu sobre as exportações de café um imposto conhecido, de uma forma tributária explícita, por Confisco Cambial. Em tese, esse dinheiro seria devolvido ao exportador em algum momento do futuro. Espera-se por isso até hoje.
A idéia de não deixar entrar dólares no país é a mesma de mandar o excedente da entrada para fora do país.
Por que, então, não construir um amplo programa de importações que pudesse modernizar os setores considerados estratégicos de nossa economia? Ganharíamos competitividade nos preços nacionais, produziríamos uma avanço tecnológico sem precedentes no país, induziríamos o crescimento das exportações de produtos de com intensidade tecnológica superior, e aumentaríamos, naturalmente os salários pagos aos funcionários dessas industrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário