Banner

Translate

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Não dá para agradar gregos e troianos

Grécia numa "sinuca de bico"
Nos Estados Unidos, os índices de otimismo com a economia e de confiança do consumidor  estão em crescimento. Isso pode explicar o aumento do volume do crédito tomado pelo consumidor norte-americano que, no mês de dezembro mostrou expansão de US$19,31 bilhões.
O volume expandiu-se de maneira bem superior às expectativas dos analistas e pode significar que a recuperação do país tem vigor maior do que se estava imaginando até agora. De minha parte ainda mantenho cautela e acho precipitada a avaliação sobre esse ritmo tão forte de recuperação. Gostaria de aguardar outros sinais da economia para me convencer. De qualquer forma, a presidente Obama começa a colher os frutos de suas últimas medidas.
Enquanto isso a Europa patina em suas negociações políticas. A produção industrial caiu 2,9%, em  dezembro, na Alemanha, em relação ao mês anterior. E o primeiro ministro grego mantém as negociações da dívida grega no “fio da navalha”.
Discutiu ontem com os bancos privados e hoje vai se reunir com os líderes dos partidos políticos do país. Claramente tenta auscultar possíveis reações no campo social. Será preciso apoio político para resistir a s pressões decorrentes do acordo que quer selar com os credores. "A sinuca é de bico".
Vamos aguardar o anúncio dos resultados finais das negociações para hoje ou amanhã. Mas uma coisa é certa: entre gregos e troianos, dessa vez, não haverá vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário