Banner

Translate

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Surpreendente e consistente.

Ocupação cresce, taxa de desemprego continua baixa, renda aumenta e inflação cai
Uma combinação rara em economia e que aconteceu nessa semana. A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país atingiu 5,5% em janeiro, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego. Em relação à população ocupada, houve crescimento de 2,0% comparativamente a janeiro de 2011. A população economicamente ativa cresceu 1,4% no mesmo período.
Os dados de rendimento do trabalhador continuam crescendo. O rendimento médio real teve alta de 2,7%, comparado a janeiro de 2011. O rendimento nominal apresentou elevação 8,7% de janeiro a janeiro. A massa salarial real também cresceu 3,6% em relação a de 2011.
A demanda deveria estar em crescimento e a inflação em alta.
Mas o IPC-Fipe desacelerou para 0,24% na segunda quadrissemana de fevereiro, frente ao 0,42% no primeiro levantamento do mês. Enquanto isso o IPC-S medido pela FGV foi de 0,30% na segunda quadrissemana de fevereiro, contra 0,46% da quadrissemana anterior.
Os preços estão subindo bem mais devagar que antes, enquanto o salário, a renda e o emprego vão crescendo.
Em economia, há sempre que se considerar as defasagens ocorridas entre as causas e os efeitos para entender resultados tão coincidentes. O que não se pode pensar é que sejam inconsistentes, pois a inflação deve recrudescer na medida em que efeitos retardados das medidas anteriores desaparecerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário